Para obter sucesso numa busca, o usuário tem que ter uma idéia do tipo de informação que quer achar. Assim, ele poderá direcionar melhor sua pesquisa, escolhendo um site de busca mais apropriado e adequado.

Outro fator que deve ser observado é que quanto mais genérico o assunto, mais chances o usuário terá de receber múltiplas respostas ao fazer a busca. Isto porque a busca geralmente é feita por palavras. Então, quanto mais palavras o usuário especificar, menos respostas o usuário irá obter e estas terão uma precisão maior nos sites de busca.

Se você sabe quem é o responsável pela informação que você quer achar, vá primeiramente ao site deste, se existir. Exemplos: informações sobre produtos de uma determinada empresa podem ser encontrados no site desta, sobre o Google no site da Goolge, sobre livros no googleprocurar pagina do google para bibliotecas virtuais, e assim por diante. Entretanto, ao começar pelo site institucional de alguma empresa, pode ocorrer o seguinte:

   * o site possui uma estrutura de navegação confusa e a informação não é encontrada; se o site possuir um mecanismo de busca interno, experimente utilizá-lo;
    * a informação não foi disponibilizada na Internet;
    * você encontrou a informação, mas a linguagem do site é outra;
    * se for um site de uma empresa falando de seu produto, você só saberá das vantagens deste;
    * não existe um site do responsável pela informação.

Se com o primeiro passo você não achou o que procurava de maneira satisfatória, o próximo passo será utilizar os sites de busca. Use-os quando você não souber qual site possui a informação ou quando você conhece o site, mas não conseguiu achar a informação ou ainda, quer encontrar uma opinião diferente sobre o mesmo assunto em outro site.

Antes de mais nada, é preciso saber que existem varios tipos de sites de busca:

 
Mecanismos de Busca: A indexação dos sites é feita por programas especiais chamados "robots" que varrem a Internet e lêem o cabeçalho e o texto das páginas do site, colocando estas informações num banco de dados. A vantagem deste método é a maior abrangência, ou seja, devido à rapidez, muito mais sites são cadastrados e além disso os "robots" eliminam automaticamente os sites que não existem mais, quando o site não responde. A desvantagem é que nem sempre o "robot" consegue obter de maneira precisa os dados de uma página, lendo a uma descrição errada ou a pior ainda, a linguagem de programação da página, que para um ser humano não faz nenhum sentido. Mecanismos de busca são úteis quando buscamos palavras-chave específicas. Exemplos de sites de busca são o Altavista, Infoseek, Lycos e Excite.

Resumindo: num mecanismo de busca, um programa de computador visita as páginas da web e cria cópias dessas páginas. Essas cópias vão formar a sua base de dados que será pesquisada por ocasião de uma consulta na Internet.

Catálogo ou Diretório: Os sites da Internet são visitados e cadastrados por pessoas e então organizados dentro de uma determinada classificação por assunto. A vantagem deste tipo de site é que a descrição do site é bem precisa, porque foi feita por uma pessoa que viu o conteúdo do site. A desvantagem é que como o processo é lento, o site pode ter sofrido muitas mudanças após o cadastramento e seu conteúdo não tem mais relação nenhuma com o que foi cadastrado, ou pior, o site não existe mais. Catálogos são úteis quando temos uma noção do tipo genérico de assunto que queremos achar, por exemplo, Celulares, Jogos, Informática, etc. e desejamos nos aprofundar seguindo a hierarquia do site.

Catálogo de sites. Adicionar recursos. Submit URL sites - É um diretório de sites com ligações directas. Catálogo estritamente moderado - ele só coloca sites cuidadosamente selecionados pelo moderador, melhores recursos de rede global. Ao adicionar um site um moderador ira explorar o site, bem como corrigir a descrição, a fim de catálogo mais fácil para os usuários navegar durante a navegação para achar um site.

Em nosso catálogo é incluído recursos de Internet: contém uma descrição pormenorizada dos mesmos, tentamos fazer o processo de revisão dos sites mais conveniente para os usuários finais, que é para você. Para o proprietário do site "para obter nosso catálogo" significa "para elevar os seus índices PR e assiduidade"! Em detrimento da qualidade sites registro no diretório e abordagem individual para colocar as informações sobre os sites, nosso catálogo torna-se conveniente uma ferramenta para os webmasters e usuários,justamente a ferramenta que economiza tempo na pesquisa de informação.

Um diretório tem dois componentes principais:

   Diretório 1 uma base de dados, também chamada de índice ou catálogo.

   Diretório 2 um programa de computador que faz a pesquisa na base de dados.

A montagem ou criação da base de dados de um diretório é realizada por humanos. São eles, os humanos, que fazem a análise e a indexação dos sites da web. Nos diretórios, não existem robôs para a catalogação e a indexação da web: quem faz isso são humanos.

Enquanto os mecanismos de busca copiam todo o conteúdo das páginas que encontram pela frente e mantém tudo isso em suas bases de dados, os diretórios mantêm em suas bases de dados apenas um resumo do contéudo dos sites por ele catalogados (1). Muitas vezes esse resumo que fica na base de dados do diretório contém, apenas, o título do site mais duas ou três frases sobre o assunto nele contido. Esse resumo tanto pode ser elaborado pelo autor da página ou por quem a submete como por um editor, dependendo do diretório.

Exemplos de catálogos são o Yahoo! , Cadê?, Bookmarks, aeiou, Sapo